13 de abril de 2010

FÁTIMA, o altar do Mundo *


Fátima cidade portuguesa, freguesia pertencente ao concelho de Ourém e também ela cidade do Mundo .
De seu nome árabe conta a lenda que este se deve a uma Moura capturada pelo exército cristão durante a reconquista , e dada em casamento ao conde de Ourém . Acabando por se render ao cristianismo do noivo , foi baptizada como Oriana em 1158 , e às terras serranas o conde deu o nome de “Terras de Fátima “ em memória dos seus ancestrais , e mais tarde passaria o condado apelidado de Abdegas a chamar-se Ourém.
Na verdade a cidade de Fátima tornar-se-ia o Altar do Mundo aquando das aparições marianas de 1917 aos três pastorinhos, Lúcia , Francisco e Jacinta , que tiveram lugar entre 13 de Maio e Outubro do mesmo ano .
Toda esta agitação mudou o ritmo da então aldeia da cova de iria .
Em 1919 é construída a capelinha das aparições , e desde aí se desenrola a construção de um vasto leque de atracções a incontáveis turistas e peregrinos movidos pela fé .
O comércio religioso extremamente numeroso , os museus que contam a história em cera de Fátima e vida de Cristo , entre outros , os passeios pedestres que muitos dizem ser fonte de paz de espírito , a casa dos pastorinhos , grutas e mais recentemente a nova basílica , levam Fátima aos quatro cantos do planeta !



Um ponto indescritível de Portugal , um ponto de fé e um ponto de todos nós !

Nenhum comentário:

Postar um comentário